Agende a sua consulta
Publicado em 17/05/2021
A luxação do ombro é uma lesão em que a articulação do osso do ombro se desloca da sua posição natural, geralmente devido a acidentes como quedas, por pancadas em esportes como basquete ou vôlei ou por levantar um objeto pesado de maneira incorreta na academia, por exemplo.
Esse deslocamento do ombro pode ocorrer em várias direções, para a frente, para trás ou para baixo, e de forma completa ou parcial, causando dor intensa ou dificuldade de movimentar o braço.
A luxação do ombro deve ser tratada por um ortopedista que indica o tratamento de acordo com a gravidade da luxação, podendo colocar o ombro no lugar e indicar o uso de remédios, sessões de fisioterapia ou realização de cirurgia, nos casos mais graves.
Principais sintomas
Os sintomas da uma luxação ocorrem no momento da lesão no ombro e incluem:
Dor forte no ombro, que pode irradiar para o braço e afetar o pescoço;
Um ombro pode estar mais alto ou mais baixo em relação ao outro;
Incapacidade de realizar movimentos com o braço afetado;
Inchaço no ombro;
Hematoma ou vermelhidão no local da lesão.
Além disso, a luxação do ombro pode causar dormência, fraqueza ou formigamento próximo à lesão, como no pescoço ou no braço.
Caso a pessoa identifique um ou mais sintomas indicativos de luxação, é importante consultar um ortopedista para que sejam feitos exames que ajudem a confirmar a luxação.
Causas da luxação no ombro
A luxação no ombro é mais comum de acontecer em pessoas que praticam esportes ou que fazem algum tipo de atividade que usam mais essa articulação. Assim, as principais causas de luxação do ombro são:
Esportes de contato como futebol, vôlei ou basquete;
Esportes que podem causar quedas como ginástica olímpica ou alpinismo;
Levantar peso de forma inadequada em academias;
Trabalhar em profissões que exijam carregar peso ou esforço repetitivo como trabalhadores da construção civil, mecânicos ou enfermeiros, por exemplo;
Acidentes como pancadas ou acidente de carro ou moto;
Quedas como de uma escada ou ao tropeçar em um tapete.
Além disso, a luxação de ombro pode acontecer mais facilmente em pessoas que são altamente flexíveis ou com articulações soltas.
Por: Tua Saúde