Agende a sua consulta
Publicado em 25/01/2021
O principal sintoma de hérnia de disco é a dor na coluna que, geralmente, surge na região onde a hérnia está localizada. Além disso, a dor pode seguir o trajeto dos nervos da região, por isso pode até irradiar para locais mais distantes, atingindo pernas ou braços.
Outros sintomas que podem surgir na hérnia de disco são formigamento, dormência, pontadas ou, nos casos mais graves, até diminuição da força ou incontinência urinária. No entanto, deve-se lembrar que nem sempre a hérnia de disco provoca sintomas.
A hérnia de disco surge quando o disco intervertebral e o seu centro gelatinoso, que funcionam como espécie de amortecedor da coluna, saem do local correto, causando a compressão de nervos da região. O tratamento é feito com remédios para aliviar a dor, fisioterapia ou, em alguns casos, cirurgia.
Sintomas de hérnia de disco lombar
Quando este tipo de hérnia acontece é comum o surgimento de uma dor intensa nas costas. Mas outros sintomas são:
-Dor ao longo do trajeto do nervo ciático que vai da coluna vertebral à nádega, coxa, perna e calcanhar;
-Pode haver fraqueza nas pernas;
-Dificuldade em levantar o pé deixando o calcanhar no chão;
-Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga, por compressão de nervos.
A quantidade e intensidade dos sintomas depende da localização e da intensidade do comprometimento dos nervos. Geralmente, a perda de força indica grave alteração, devendo ser rapidamente avaliada pelo ortopedista ou neurocirurgião.
Como prevenir a hérnia de disco
A maioria dos casos de hérnia de disco é causada pela predisposição genética da pessoa, mas a sua formação também é influenciada por vários fatores, como sedentarismo e esforço físico inadequado, como fazer movimentos bruscos, de forma incorreta ou levantar muito peso. Assim, para evitar a formação de uma hérnia de disco, é importante:
-Praticar atividades físicas regulares;
-Fazer exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos do abdome;
-Manter a postura correta, principalmente ao levantar objetos pesados. É aconselhado pegar objetos pesados dobrando as pernas, para distribuir o peso, impedindo que seja aplicado maioritariamente na coluna vertebral;
-Ter atenção a uma postura adequada ao dormir, ficar sentado ou de pé por muito tempo.
Por: Tua Saúde